sexta-feira, 27 de agosto de 2010

PERFIL COMPLETO

Formada em Direito e Economia, Especialista em Direito Processual Civil e Ciências Penais, Mestre em Administração e Marketing, Cláudia Márcia Lessa Vieira Costa nasceu em 11 de abril de 1964. Inspirada nos exemplos do seu pai, Procurador da República e Professor Universitário, e de sua mãe, Advogada, Escritora, e também Professora, Cláudia Lessa conquistou identidade própria, fazendo da sala de aula o grande palco para a construção de uma sociedade mais justa e solidária, acreditando que a educação é a grande chave para o desenvolvimento e para um futuro mais próspero, digno e feliz para todos.

Professora Cláudia Lessa, como é conhecida, leciona as disciplinas de Direito Penal, Desenvolvimento de Produtos e Serviços e Modelos de Gestão. Atua na elaboração e gestão de projetos educacionais e sociais, tendo desenvolvido o projeto de pós-graduação na área de Responsabilidade Social e Gestão de Projetos Sociais, hoje sob sua coordenação, na Faculdade Maurício de Nassau; e o projeto de Gestão para o Ensino Médio, para a rede Positivo de Ensino, tendo sido implementado, com grande êxito, no Colégio QI, acompanhado dos livros-texto Gestão Estratégica de Pessoas, Gestão de Marketing Estratégico e Gestão de Negócios, de sua autoria.

Na vida pública, começou a se interessar logo cedo por política. Destacou-se como líder estudantil no Colégio das Mercês , onde estudou dos 3 aos 17 anos, sendo uma das fundadoras do Grêmio Estudantil Força Jovem, estimulando a formação de uma nova geração de militantes políticos, e empreendedores.

Em 2008, passou a dedicar-se com mais afinco não só às atividades em sala de aula, mas também à vida política. Foi então que decidiu se candidatar a vereadora, a convite do PSL, que já conhecia a sua trajetória, voltada para ajudar às comunidades e entidades carentes da Paraíba, através de campanhas e ações sociais realizadas junto aos seus alunos.

Fez uma campanha limpa, marcada pela inovação, e por uma forma diferente de fazer e falar sobre política. A principal bandeira daquela campanha, que continua sendo empunhada nesta, é a da profissionalização de jovens para o mercado de trabalho, despertando as vocações para os negócios e para o empreendedorismo.

Em 2009, assumiu , a convite de Ricardo Coutinho, a Diretoria Administrativo-Financeira da Secretaria do Meio Ambiente do Município de João Pessoa. Durante a sua gestão foi notória a construção de um melhor relacionamento entre as equipes e a preocupação constante com a divulgação do Programa de Treinamento e Desenvolvimento, desenvolvido pela Secretaria da Administração- SEAD, com o fim de otimizar o processo de gestão pública, através de cursos específicos para os seus servidores, com o fim de estimular os mesmos, proporcionando melhores condições para o desenvolvimento de suas atividades, de forma mais profissional e eficiente.

Cláudia Lessa, também, no âmbito de suas atribuições, na Diretoria, buscou reduzir os gastos na Secretaria, mês a mês, através de campanhas de conscientização, obtendo resultados positivos quanto ao seu intento contribuir para manter o equilíbrio das contas públicas.

Em 2010, já filiada ao PSB, Cláudia Lessa foi lançada pelo partido, e com aval da população, ao cargo de Deputada Estadual. Com o apoio e presença da família, incluindo a energia de seus três filhos, Rafael, Viviane e Ricardo, e esposo, o advogado Frederico Costa Vieira, Cláudia Lessa busca, mais uma vez, com a marca e a força de uma nova geração de políticos, que possui idéias novas para mudar os rumos do país, propostas relacionadas não só à Educação, mas aos diversos temas a seguir elencados, em sintonia com o projeto de Governo de Ricardo Coutinho, através de um Mandato, acima de tudo, Participativo:

1- Educação: a criação de escolas profissionalizantes que garantam ensino médio de qualidade, integrado à educação profissional.

2- Meio Ambiente: A busca da sustentabilidade ambiental através de leis que obriguem as empresas a valorizarem seu papel na sociedade, elaborando projetos de sustentabilidade ambiental integrados aos seus produtos, com o fim de aumentar a eficiência no uso de matérias-primas, água e energia, através da não geração, minimização ou reciclagem de resíduos gerados.

3- Saúde: Criação de Leis que possibilitem o fortalecimento dos Centros de Atenção Psicossocial, para a reinserção social dos usuários, pelo acesso a trabalho, lazer, exercício dos direitos civis e fortalecimento dos laços familiares e comunitários, além de criação de políticas de prevenção ao Álcool e Drogas, através da Educação por meio do Esporte.

4- Esporte: Buscar, ao lado do governo, ampliar a estrutura de lazer e esporte em todo o Estado, para o acesso da população, além do incentivo aos potenciais atletas, que não têm apoio para treinamento e desenvolvimento de suas capacidades.

5- Segurança Pública: tema que envolve a capacitação da polícia em vários aspectos, a formação em direitos humanos, como forma de evitar arbitrariedades, além do reforço ao policiamento comunitário, como forma mais eficaz de combater e prevenir a criminalidade.

6- Políticas para a juventude, com a criação de Centros de Inclusão Tecnológica e Social com o fim de integrar a educação profissional às diferentes modalidades de educação e às dimensões do trabalho, da ciência e da tecnologia, oferecendo formação complementar em Tecnologia da Informação - (TI) para os jovens concluintes do 3º ano e egressos do ensino médio, da rede pública estadual.

7- Políticas de gênero: necessário encarar as mulheres como sujeitos de transformação. Neste sentido, pretende-se criar o Empreender Mulher, onde a mesma possa buscar todas as condições necessárias para a valorização do seu trabalho para adquirir a identidade própria e a ampliação das condições de autonomia pessoal e auto-sustentação, de forma a favorecer o rompimento com os círculos de dependência e subordinação.

8- Acesso à Justiça – Contribuição para a criação e expansão da justiça itinerante, um meio de levar a justiça aos mais necessitados, possibilitando a ampla prestação jurisdicional pelo Estado.

9- Políticas de renda e emprego: Através da criação da Escola de Empreendedorismo solidário, fazendo com que a população de baixa renda baixa se organize em suas comunidades, de forma produtiva e autônoma, através de empreendimentos coletivos em parcerias que podem envolver comunidade, governo e setor privado.

10- Políticas de Ciência e Tecnologia: Buscando incentivos governamentais para que a Universidade Estadual contribua para o crescimento e o desenvolvimento do povo, do Estado, da economia, inclusive com incentivo à pesquisa de meios tradicionais de produção.

11-Políticas de Prevenção e Combate às Drogas: Este é o tema mais preocupante de toda a sociedade, que tem que reconhecer que o os usuários não podem ser considerados criminosos e sim doentes, que precisam de tratamento. Aumentar a oferta de tratamento, tanto para os usuários, quanto para a família envolvida, além de ações de prevenção para usuários e população em geral, e a aplicação de recursos da segurança concentrados no combate ao crime organizado e tráfico é a nossa proposta.

Ciente de que a Paraíba vive um novo momento político, marcado pelo diálogo entre as diversas correntes partidárias, Cláudia Lessa quer ajudar a construir um Brasil e uma Paraíba mais fortes, superando os preconceitos e superando os velhos estigmas do passado. Afinal, Cláudia Lessa sabe que, para mudar o futuro, é preciso “UMA NOVA PARAÍBA”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário